Se você mora em qualquer grande cidade brasileira, as chances de você já ter visto pelo menos um rato passeando pelo centro da cidade são bem grandes. Se você for morador de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, as chances são ainda maiores. A presença dos roedores tem sido um problema enorme para quem passa pelas ruas do Centro Histórico da capital gaúcha.
De acordo com o GZH Hora, no começo desta semana, os roedores começaram a ser vistos na Praça da Matriz. A prefeitura da cidade disse que fez uma ação para eliminar os animais, mas os vizinhos afirmam que o problema continua.
Na última quarta-feira (14), a equipe do Núcleo de Vigilância de Roedores e Vetores (NVRV), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirma que realizou uma “vistoria técnica” na praça, incluindo a aplicação de raticida em pó em sete bueiros no entorno do local.
Mesmo com essa ação da prefeitura, moradores relataram ao GZH Hora que os roedores continuam ocupando a praça. A professora Juliana Carvalho, 35 anos, que sempre passeia na praça com a filha conta que elas sempre sentem um cheiro forte de urina no local.
Ratos no centro impactaram até comércio
Um comerciante, que preferiu não ser identificado, desabafou ao veículo que teve que fechar a sua loja na última quinta-feira (15) depois que um rato da praça entrou no seu comércio. “Tive que fechar minha loja. É uma “chinelagem” o que está acontecendo no Centro. Passamos o maior sufoco para achar (o rato). Pagamos imposto para se incomodar com isso? Se a Vigilância Sanitária visse isso aqui, iria nos multar por um erro da própria prefeitura”, desabafou.
Fernando Ritter, secretário municipal da Saúde de Porto Alegre, destacou que a prefeitura pede desculpas pelo ocorrido, mas eles farão o possível para reduzir o problema, monitorando toda a cidade.




