Na madrugada desta quarta-feira (11), acontece um fenômeno astronômico raro: a lua cheia conhecida como “lua de morango”, que vai coincidir com o “major lunar standstill”. Esse evento não acontece deste 2006 e vai poder ser avistado tanto no Hemisfério Norte quanto no Sul.
O “major lunar standstill” é um fenômeno que acontece a cada 18 anos e meio, aproximadamente. É quando a órbita da lua atinge sua maior inclinação em relação à linha do equador, o que faz com o que o satélite fique muito alto ou muito baixo no céu por mais tempo do que o comum. No Hemisfério Sul, a lua vai ficar em uma posição mais alta no céu.
De onde vem o termo “lua de morango”?
“Lua de morango” é um termo usado para descrever o período de lua cheia no mês de junho. Diferente da “lua de sangue”, por exemplo, a “lua de morango” não ganhou esse nome por causa da cor vermelha. Na verdade, o termo vem de tradições dos povos indígenas norte-americanos, que associavam esse período à época de colheita de morangos silvestres.
Porém, quando a lua está bem baixa no horizonte, ela pode ganhar um tom avermelhado graças à refratação da lua solar e à maior quantidade de partículas no ar, como explica o Terra Brasil.
Que horas eu posso observar a “lua de morango”?
Segundo O Globo, a lua surge na noite de hoje (10) e atinge seu ápice na madrugada desta quinta (11), por volta das 4h46. Para observar o fenômeno, especialistas recomendam procurar um lugar alto, sem prédios ou árvores atrapalhando a visão, e com menos poluição atmosférica e luminosa.