Com o dia 1° de maio se aproximando, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) optou por fazer um pronunciamento em rede nacional pela televisão e rádio nesta quarta-feira (30/04). Na ocasião, o mandatário vai aproveitar para exaltar as medidas que foram adotadas por seu atual governo, que beneficiam os trabalhadores brasileiros. Além disso, também falará sobre a mudança significativa no vale-refeição e alimentação, que é uma das principais novidades.
Para acelerar essas medidas, o governo vem movimentando as pastas com discussões sobre alterações no programa e tenta concluir a normativa a tempo de ser anunciada antes do feriado. Em contrapartida, Lula mandou avisar às centrais sindicais que não deve comparecer ao tradicional ato do dia do trabalhador, organizado em São Paulo.
Mais detalhes sobre as mudanças nos benefícios dos trabalhadores
A medida que o governo federal quer implementar é substituir o cartão de vale-refeição por um repasse via Pix pago diretamente aos trabalhadores em qualquer banco ou instituição. Dessa forma, poderia facilitar a autonomia de como o contribuinte usaria os benefícios que recebe da empresa. Para isso, é necessário ter um acordo para regulamentação do PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador).
Além de beneficiar os trabalhadores, também está em discussão uma forma de reduzir os custos operacionais impostos por empresas do setor de vale-alimentação e vale-refeição, que são obrigados a retirar uma boa parte dos valores desse mercado através das taxas dos estabelecimentos comerciais.
No entanto, esse projeto ainda precisa passar por algumas etapas, como convencer o setor de cartões, que argumentam que sua atuação garante controle sobre o uso dos recursos e incentiva hábitos alimentares mais saudáveis.