Existiam algumas especulações se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), atualmente com seus 79 anos, disputaria a eleição à Presidência no ano que vem. Para quem ainda tinha alguma dúvida, o petista confirmou na madrugada desta quinta-feira (23), durante uma viagem para a Indonésia.
“Eu vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que eu estou com a mesma energia de quando eu tinha 30 anos de idade. E vou disputar um quarto mandato no Brasil”, declarou o presidente em discurso ao lado do presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, em visita de Estado ao Palácio Merdeka, em Jacarta. “Meu mandato termina no final de 2026, mas nós estamos preparados para disputar outras eleições.”
Se Lula for reeleito, será o quarto mandato do petista, algo inédito na história do Brasil.
PT está otimista quanto à reeleição de Lula, mas no primeiro turno
De acordo com a coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, lideranças do PT estão otimistas quanto às chances de reeleição de Lula, mas não acreditam que ele vá conseguir fazer isso logo no primeiro turno. Segundo as lideranças do partido ouvidas pela coluna, mesmo que o presidente consiga melhorar sua popularidade com um quadro econômico melhor, a polarização continua e deve forçar um segundo turno.
“A possibilidade de uma direita dividida também não mudaria esse cenário. Na visão de petistas, mesmo com mais de um candidato na direita, não haveria chances de Lula alcançar mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno”, afirma a coluna.
Além de Lula, alguns nomes que já sinalizaram que vão concorrer às eleições de 2026 são:
- Eduardo Leite (PSD);
- Ratinho Júnior (PSD);
- Romeu Zema (Novo);
- Ronaldo Caiado (União Brasil).