A relação historicamente amigável entre o Brasil e os Estados Unidos parecia ter ido para as cucuias este ano, mas parece que a situação vai voltar ao normal. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contou que conversou por telefone com o presidente norte-americano Donald Trump na última terça (2) e afirmou que espera uma nova leva de revogações do chamado “tarifaço” de Trump.
Relembrando brevemente: desde agosto deste ano, tinham entrado em vigor tarifas de 50% – uma soma da tarifa universal de 10% e uma tarifa extra de 40% – sobre produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos. Ao anunciar as taxas, Trump mencionou o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF) como uma das motivações.
Em entrevista à TV Verdes Mares, do Ceará, o presidente Lula comentou que acha que estamos perto de receber uma “notícia boa”. “Conversei seriamente com o presidente Trump sobre a necessidade do fortalecimento das duas maiores democracias do Ocidente: Brasil e Estados Unidos. Portanto, não tem sentido essa taxação. Disse para ele que era importante ver isso”, afirmou o petista.
Trump já retirou algumas taxas sobre produtos brasileiros
Em novembro, depois de uma rodada de negociações diplomáticas, os Estados Unidos retiraram a taxa de 10% de alguns parceiros comerciais e a taxa extra de 40% sobre alguns produtos brasileiros, como café e carne, aumentando a lista de produtos nacionais isentos (já no anúncio do tarifaço alguns produtos estavam isentos das novas taxas). Ao retirar as taxas, o republicano não voltou a mencionar motivos políticos, mantendo os argumentos apenas no campo comercial.



