Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Lula surpreende o Brasil e anuncia novo presidente

Por Pedro Silvini
18/09/2025
Em Geral
0
Presidente Lula

Presidente Lula (Reprodução/Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) surpreendeu aliados e opositores ao indicar Emmanoel Schmidt Rondon, funcionário de carreira do Banco do Brasil, para a presidência dos Correios. Ele substituirá Fabiano Silva dos Santos, ligado ao grupo Prerrogativas, que pediu demissão em julho, mas permaneceu no cargo até agora para conduzir a transição.

A escolha de Rondon será analisada pelo Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração da estatal e, caso não haja impedimentos, será oficializada no Diário Oficial da União nos próximos dias. A decisão de Lula ignorou novamente as pressões do União Brasil, que buscava emplacar um nome político na chefia da empresa pública desde que assumiu o Ministério das Comunicações.

Perfil técnico em meio a disputa política

Economista formado pela UFF e com MBA pelo Ibmec, Rondon ingressou no Banco do Brasil em 2005. De perfil discreto, já ocupou cargos de analista, gerente e executivo, sendo responsável por produtos de crédito para pessoa jurídica e recebíveis. Sua indicação contou com apoio do ministro Rui Costa (Casa Civil), em meio a embates com Fernando Haddad (Fazenda) sobre a condução da estatal.

Correios enfrentam rombo bilionário

O novo presidente assumirá em um momento crítico. Apenas no segundo trimestre de 2025, os Correios acumularam prejuízo líquido de R$ 2,64 bilhões, quase cinco vezes maior do que no mesmo período do ano anterior. No primeiro semestre, o déficit chegou a R$ 4,37 bilhões, levantando temores de insolvência e da necessidade de aporte emergencial da União.

A crise tem origem na queda das receitas, sobretudo no segmento internacional, e no alto custo da universalização dos serviços postais — 89% das localidades atendidas não são lucrativas. Para tentar reverter o quadro, a empresa lançou a plataforma Mais Correios, voltada ao comércio eletrônico de pequenos empreendedores, mas os resultados ainda são incipientes.

Com a nomeação de Rondon, Lula aposta em um perfil técnico para tentar resgatar a estatal, considerada estratégica e símbolo do serviço público brasileiro, em um dos momentos mais delicados de sua história.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
pressão alta

Brasil atualiza os valores de referência para pressão alta

Confira!

signos

Os 4 signos que preferem a vida de solteiro do que a de casado

18/09/2025
Foto: Agência Brasil

Correios está com vagas abertas para setembro? Checamos!

18/09/2025
Neymar e Bruna Biancardi com as filhas Mavie e Mel (Foto: Gabriel Queiroz/Rep/Insta)

Babás de Mavie e Mel, filhas de Neymar, precisam assinar contrato inusitado

18/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix