Na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que ele pretende se candidatar novamente à presidência no ano que vem. Caso ele ganhasse, seria o quarto mandato do petista, atualmente com seus 80 anos (completados nesta segunda). Porém, nesta segunda-feira (27), o presidente já demonstrou um arrependimento em relação ao anúncio.
Mas o arrependimento não foi em relação ao conteúdo do anúncio, mas sim à ocasião que ele escolheu para fazê-lo. Lula fez o anúncio na quinta-feira passada (23), durante uma viagem de estado para a Indonésia. “Na verdade, eu não deveria ter falado na Indonésia que eu era candidato, eu tenho que falar no Brasil. Possivelmente, foi um lapso da minha parte, não tenho voto lá. Foi um erro”, declarou o político, de acordo com o TEMPO.
Na viagem, enquanto estava ao lado do presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, no Palácio Merdeka, em Jacarta, Lula declarou que “está com a mesma energia de quando tinha 30 anos” para disputar mais um mandato.
Lideranças do PT acham que Lula não vai ganhar no primeiro turno
Para as lideranças do partido, o presidente Lula, que tem melhorado seus números de popularidade nos últimos meses, tem boas chances de vencer, mas não no primeiro turno. De acordo com a coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, com a polarização política ainda forte, Lula não conseguiria mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno.
Ps: apenas duas vezes na história do Brasil tivemos um presidente ganhando as eleições no primeiro turno. E foi o mesmo presidente: Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que venceu no primeiro turno em 1994, com 54,28% dos votos, e em 1998, com 53,06%.




