Nesta terça-feira (2), Belo Horizonte, em Minas Gerais, perdeu uma personalidade querida, o chefe de cozinha José Maria Rocha, mais lembrado pelo apelido “Bolão”. O falecimento foi confirmado pela Abrasel-MG (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais). Bolão é mais lembrado por ter criado o famoso espaguete da capital mineira.
De acordo com informações da Itatiaia, o chef de cozinha de 76 anos estava internado em um hospital no bairro de Santa Efigênia, lutando contra complicações da diabetes. José Maria já tinha perdido parte da visão e precisado amputar as duas pernas por causa da doença.
Bolão era figura marcante da boemia de Belo Horizonte
O criador do famoso espaguete da capital mineira era dono de um dos bares mais populares da cidade. Em homenagem publicada nas redes sociais, a Abrasel escreveu que ele “transformou um prato simples em símbolo afetivo” de BH. “Seu talento e sua generosidade deram vida a um espaço que, por décadas, se tornou ponto de encontro, convivência e celebração da cultura mineira”, afirma trecho do texto.
No texto, a Associação aponta que a morte de Bolão ainda tem um significado mais sensível para ela, já que Bolão era tio da atual presidente da entidade, Karla Rocha. “A vida de Bolão representa exatamente aquilo que defendemos: a gastronomia como cultura, como memória, como encontro e como expressão viva de uma comunidade”, declara a homenagem.
O texto termina expressando solidariedade à família e aos amigos do chefe de cozinha, além de todos que “tiveram o privilégio” de conviver com essa figura marcante da gastronomia de Belo Horizonte.



