Atualmente, o posto de maior prédio do mundo é o Burj Khalifa, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, com impressionantes 828 metros de altura. Mas existe um projeto que promete bater esse recorde – e com muita folga, diga-se de passagem. O governo da Arábia Saudita, vizinho dos Emirados, está planejando construir um arranha-céu de dois quilômetros de altura, mais que o dobro da altura do Burj Khalifa.
De acordo com o Aventuras na História, o projeto é estimado em US$ 5 bilhões (cerca de R$ 30 bilhões). O prédio, que ganhou o nome de Rise Tower, será erguido no coração da capital Riade. O edifício faz parte do Projeto Polo Norte, uma iniciativa de desenvolvimento urbano que vai abranger 300 km, incluindo zonas comerciais, residenciais e industriais.
O projeto faz parte do plano Vision 2030. Liderado pelo príncipe herdeiro Mohammad bin Salman, o projeto tem o objetivo de diminuir a dependência de petróleo da economia saudita, diversificar e transformar a capital Riade em uma metrópole global.
Segundo o Aventuras, o projeto arquitetônico da torre está na fase final antes do início das obras. O Fundo de Investimento Público (PIF) convidou empresas internacionais para apresentarem propostas para assumir a gestão da obra. O Rise Tower vai ter 678 andares e vai abrigar hotéis de luxo, espaços de entretenimento e restaurantes sofisticados.
Arábia Saudita também está construindo o segundo maior prédio do mundo
Também está sendo construído no país um prédio de mil metros, um quilômetro, de altura, a Torre Jeddah. De acordo com o jornal O Globo, as fundações da obra na cidade de Jeddah já estão em fase de execução.




