Quando você pensa em Vikings, provavelmente pensa em povos guerreiros, com seus chapéus de chifres (pelo menos é o que os desenhos nos dizem que eles usavam) e gritando em batalhas, não é mesmo? Mas esses povos de origem germânica da Escandinávia – que convencionamos chamar de Vikings – também têm sabedoria a oferecer. E alguns ensinamentos até se aplicam a nossa vida moderna.
Antes de tudo, temos que explicar o que é Hávamál. Como explica o site Vikingr, o Hávamál é um dos poemas nórdicos mais antigos. A versão completa que sobreviveu é encontrada na Edda Poética, escrita por volta do ano 1270. A Edda Poética é uma coleção de poemas em nórdico antigo preservados em um manuscrito medieval irlandês chamado Codex Regius.
Hávamál pode ser traduzido para algo como “Palavras de Hávi”. Hávi é uma versão de Hár, um outro nome para o deus Odin, o pai de todos os deuses da mitologia nórdica. Com isso, o entendimento mais comum é que o Hávamál seriam palavras diretamente vindas de Odin, compartilhando sua sabedoria com a humanidade.
O ensinamento Viking para lembrar até hoje
O ensinamento 23 do Hámavál diz o seguinte:
23) O homem tolo fica acordado à noite toda e pensando sobre todo tipo de coisa; então está cansado quando a manhã vem, tudo ainda são problemas como eram antes.
A ansiedade é o mal dos tempos modernos, então sempre vale lembrar que pensar sobre seus problemas (por mais que seja difícil evitar fazer isso) não vai fazer com que eles se resolvam mais rápido e só vai te desgastar e te tornar incapaz de resolvê-los na manhã seguinte.




