Em março, a FDA (Food and Drug Administration) – uma espécie de Anvisa dos EUA – determinou o recolhimento de mais de 700 quilos da Manteiga Premium Extra Cremosa da marca Cabot Creamery. Segundo a FDA, as manteigas do lote 090925-055*, item 2038, podem estar contaminas como bactérias coliformes – presentes no trato digestivo de vários animais, incluindo humanos.
*Você consegue encontrar essa informação na embalagem do produto.
De acordo com o Eunews, a Agri-Mark teve que recolher 189 caixas da manteiga, que havia sido distribuída em sete estados do país: Arkansas, Connecticut, Maine, New Hampshire, Nova Iorque, Pensilvânia e Vermont. A empresa afirma que conseguiu recuperar 99,5% do lote contaminado antes dele chegar aos consumidores.
Pelo menos, o nível de recolha ficou classificado em Classe III, o mais baixo, o que significa que a probabilidade da manteiga causar problemas de saúde é baixa. Inclusive, não foram registrados casos de doenças causadas pelo lote.
Dependendo dos níveis de contaminação, essas bactérias podem causar perturbações gastrointestinais, como cólicas e diarreia, explica o Euronews. É especialmente perigoso para indivíduos com o sistema imunológico comprometido, como crianças e idosos, mas ainda assim, os casos são raros. Além disso, a presença delas pode indicar a presença de germes causadores de doenças.
Tem essa manteiga no Brasil?
A resposta é não. A marca Cabot Creamery não está disponível em mercados por aqui, mas você pode encontrar a manteiga à venda em plataformas online. Ainda assim, o recolhimento nos EUA ligou um alerta da Anvisa devido a facilidade de entrada da manteiga premium extra cremosa em território nacional.