Apesar do Brasil ter um mercado automobilístico com potencial, nem todas as empresas conseguem espaço para se destacar. A marca chinesa Seres anunciou que desistiu de investir em carros no país, encerrando a parceria que tinha com Huawei e interrompendo as operações em solo brasileiro depois de ter vendido apenas 8 modelos. Fundada em 2016 nos Estados Unidos, Seres veio com uma proposta de oferecer “veículos elétricos inteligentes”.
Sem retorno financeiro, a fabricante chinesa optou por fechar as duas concessionárias que tinha em São Paulo, depois de não ter os resultados esperados entre junho de 2023 e julho de 2024. A empresa também decidiu paralisar as vendas onlines e desativou seu site. Em dezembro do ano passado, a revista Autoesporte procurou informações sobre essa ação e descobriu que a Seres tinha um plano de reestruturação, mas a empresa tirou o site do ar e parou de movimentar as redes sociais, indicando a paralisação.,
Marcas de carros chinesas saem do Brasil
Outras empresas chinesas tentaram se expandir no mercado brasileiro, como no caso da JAC, Chery, Lifan e Chana, que tiveram um início positivo, porém as marcas não vingaram. Com a Seres, o faturamento foi ainda mais baixo, pois segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), foram vendidos apenas oito modelos, sendo cinco Seres 3 e três Seres 5.
Importados de Xangai, na China, é possível encontrar em alguns sites de anúncios o Seres 3 por cerca de R$ 139.990, com 100 km rodados. Segundo a marca, foram vendidos 426.900 em outros países no ano passado, mas os consumidores brasileiros não se atraíram pelos novos modelos.