Na semana passada, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) emitiu uma medida pedindo o recolhimento de um lote de Whey Protein Suplemento Alimentar em Pó, sabor chocolate, da marca Piracanjuba. O tal lote foi o 23224 (você pode encontrar o número do lote na embalagem, então não precisa jogar o seu Whey fora correndo logo de cara!).
Se você tiver um produto do lote informado, a orientação da Anvisa é para entrar em contato com a marca Piracanjuba para pedir orientações sobre o procedimento de recolhimento ou substituição.
Segundo a Agência, o lote apresentou “resultado insatisfatório no ensaio de contagem de Staphylococcus aureus”, em um laudo do Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal. A Staphylococcus aureus é uma bactéria presente no nosso organismo, mas, quando está acima dos níveis normais, pode causar sintomas como náuseas, vômito, diarreia e cólica.
Em nota para o site Terra, a Piracanjuba afirmou que possui laudo emitido por laboratórios credenciados e pela própria Anvisa atestando que o produto está regular. A empresa ainda declarou que vai tomar as medidas cabíveis para resolver a situação.
Anvisa proíbe venda e consumo de marcas de azeite
Outro anúncio da semana passada da Agência foi a proibição da venda, consumo, distribuição e propaganda dessas três marcas de azeite de oliva:
- Serrano;
- Málaga;
- Campo Ourique.
Segundo a Anvisa, nos três casos a proibição foi por motivos semelhantes: ausência de CNPJ válido e resultados laboratoriais insatisfatórios. Nesses casos, como são alimentos de origem desconhecida, não é possível ter nenhuma garantia da qualidade e da composição dos produtos, explica comunicado da agência.