Com o avanço da tecnologia, passou a ser questionado e mal visto as marcas terem a necessidade de testar seus produtos em animais. No entanto, existem diversas marcas famosas e consideradas de luxo, que comercializam cosméticos, higiene pessoal e outros setores que seguem essa prática e talvez poucas pessoas saibam. Mas, também existem aqueles que optaram por mudar suas diretrizes e se tornaram cruelty-free, ou seja, não realizam testes em animais em nenhuma etapa de produção.
O principal questionamento sobre o uso animal nesses testes é a crueldade que eles passam, através de procedimentos dolorosos e muitas vezes letais, causando grande sofrimento a eles. Para piorar esse debate, os resultados obtidos em animais nem sempre são confiáveis e podem não ser extrapolados para humanos, ou seja, não teria necessidade de acontecer. Lembrando que, existem métodos disponíveis alternativos, como testes in vitro e modelos computacionais, que são mais precisos e éticos.
Confira abaixo 5 marcas que fazem testes em animais
Chanel
L’Oréal Paris
Dolce & Gabbana
Dior
Sephora
Como identificar empresas que não fazem testes?
Existem sites que indicam quais são as empresas que não adotam esses métodos, considerados portais especializados, como no caso da Cruelty Free International, para verificar se a marca possui certificação cruelty-free. Vale ressaltar que na embalagem dos produtos também indicam se o produto não faz teste e se é vegana, que não possui nenhum derivado animal.
Muitos produtos cruelty-free possuem selos específicos, como o Leaping Bunny, que garantem que a marca e seus fornecedores não realizam testes em animais.