Recentemente, a Marinha brasileira emitiu um alerta envolvendo o litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Entre os dias 23 de setembro e 8 de outubro, a Força Aérea Brasileira (FAB), mais especificamente o 1º/14º Grupo de Aviação, vai realizar uma série de manobras militares na região, incluindo exercícios de tiro real, com os projéteis sendo lançados em direção ao mar.
De acordo com o portal RSC, as operações serão feitas com a aeronave A-29 Super Tucano, que é usada em missões de ataque leve e defesa aérea. Segundo a FAB, os exercícios são parte da rotina de preparo e aperfeiçoamento das tropas. “Durante o período, a recomendação é que pescadores e navegadores evitem transitar pela região delimitada pelas coordenadas fornecidas pela instituição militar, já que a atividade envolve disparos reais e demanda segurança no espaço aéreo e marítimo”, afirmou publicação do site da Força Aérea.
Quais serão as áreas interditadas?
Por isso, o alerta destaca a importância de evitar navegar nas regiões interditadas durante o exercício da FAB. As áreas interditadas estão entre as seguintes coordenadas:
- 29°20’32”S / 049°05’32”W
- 29°27’02”S / 049°32’02”W
- 30°38’02”S / 050°09’32”W
- 31°06’32”S / 050°29’32”W
- 31°24’02”S / 050°19’32”W
De acordo com o portal RSC, a área abrange o litoral entre as cidades catarinenses de Jaguaruna e Garopaba. “Durante o período, a recomendação é que pescadores e navegadores evitem transitar pela região delimitada pelas coordenadas fornecidas pela instituição militar, já que a atividade envolve disparos reais e demanda segurança no espaço aéreo e marítimo”, afirma matéria do site catarinense.
Segundo o portal, as manobras de treinamento da FAB vão ficar concentradas em pontos estratégicos nas proximidades da cidade de Laguna, servindo como treinamento para futuras operações e cenário de combate.