O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), prorrogou o prazo de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 até o dia 13 de junho. A medida oferece mais tempo para que os interessados garantam a participação no exame, considerado a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil.
O novo prazo também se aplica aos pedidos de atendimento especializado e de tratamento por nome social, que devem ser realizados, assim como a inscrição, exclusivamente pela Página do Participante.
Mesmo os estudantes que conseguiram a isenção da taxa ou justificaram ausência na edição de 2024 devem se inscrever manualmente, já que a inscrição não é automática.
Enem volta a servir para certificação do ensino médio
Uma das principais novidades da edição de 2025 é o retorno da possibilidade de usar o Enem como forma de certificação do ensino médio ou comprovação de proficiência parcial. A medida vale para participantes com mais de 18 anos, que deverão sinalizar essa intenção no momento da inscrição.
Para obter a certificação, o candidato deverá atingir pelo menos 450 pontos em cada área do conhecimento e 500 pontos na redação. A iniciativa amplia o papel social do exame e beneficia quem busca concluir os estudos fora da escola regular.
Isenção automática para estudantes da rede pública
Estudantes da rede pública que estão concluindo o ensino médio terão inscrição pré-preenchida no sistema e serão isentos automaticamente da taxa, sem necessidade de gerar boleto. No entanto, é obrigatório confirmar a participação na Página do Participante e escolher a língua estrangeira (inglês ou espanhol).
A taxa de inscrição para os demais candidatos segue no valor de R$ 85, com pagamento até 18 de junho, via boleto, Pix, cartão de crédito ou débito (dependendo do banco). Para pagamento por Pix, basta escanear o QR Code presente no boleto gerado na plataforma.
Exame terá aplicação especial no Pará por causa da COP-30
As provas do Enem 2025 estão mantidas para os dias 9 e 16 de novembro em todo o Brasil, com exceção de três cidades do Pará: Belém, Ananindeua e Marituba. Nesses municípios, o exame será aplicado de forma excepcional nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, em razão da realização da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30) na capital paraense, que interfere na logística do exame.
Instituições públicas e privadas utilizam o Enem como critério de seleção em seus processos seletivos — seja de forma exclusiva ou complementar. As notas do Enem também podem ser utilizadas para ingresso em universidades de Portugal, graças a acordos firmados entre o Inep e instituições portuguesas.
Os interessados em participar do Enem 2025 devem acessar a Página do Participante.