Para quem for prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, saiba que o Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), anunciou quais serão as datas para a inscrição e a aplicação das provas. Os candidatos terão de 26 de maio a 6 de junho para realizarem as inscrições e as provas objetivas e de redação serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro.
Lembrando que, ainda não foi revelado o edital com informações sobre as taxas de inscrição e as formas de pagamento. Mas, quem precisava de isenção da isenção da taxa de inscrição do exame tinha que ter solicitado até o dia 2 de maio, quando foi encerrada essa etapa.
Mais detalhes sobre o Enem 2025
Além do Enem ser uma forma de vestibular para o ingresso em universidades pelo Brasil, o sistema também avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Mas, o programa tem como principal objetivo oferecer vagas para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Outro programa interligado com o Enem é o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que com o balanço das notas, cria um parâmetro para acesso a auxílios governamentais, servindo para aqueles que precisam financiar uma faculdade particular.
Saiba como será o formato do Enem em 2025
No 1° dia, 9 de novembro será separado em:
- 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (incluindo Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação).
- 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (incluindo História, Geografia, Filosofia e Sociologia).
- Redação.
- Duração: 5 horas e 30 minutos.
Enquanto o 2º dia, 16 de novembro, finaliza com:
- 45 questões de Matemática e suas Tecnologias.
- 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (incluindo Física, Química e Biologia).
- Duração: 5 horas.