Você provavelmente já notou que as pessoas estão obcecadas pelo consumo de proteínas – mesmo que a maioria dos brasileiros não tenha problema em consumir a quantidade necessária de proteínas diárias. E essa obsessão se reflete no aumento do consumo do Whey Protein. De acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad), o uso do suplemento teve um aumento de 25% apenas em 2022. Mas você sabia que o consumo excessivo do Whey pode trazer riscos para a sua saúde?
Josemar de Almeida Moura, professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), participou do podcast Saúde com Ciência e explicou os prejuízos que o Whey pode trazer para o seu corpo.
O professor explicou que o excesso de proteínas pode acabar prejudicando os seus rins, já que eles não foram feitos para filtrar tanta proteína. O risco é ainda maior se a pessoa já tiver algum problema nesse órgão, como uma hipertensão, uma lesão pré-existente ou até uma tendência à nefropatia. Nesses casos, segundo Moura, é ainda maior a chance da pessoa desenvolver uma doença renal a longo prazo.
Cuidado na hora de usar o Whey Protein
O professor explica que o seu consumo diário de proteínas não deve passar de 30% do total de calorias do seu dia, daí a importância de só incluir o suplemento na sua alimentação com um acompanhamento médico e nutricional adequado para te orientar.
E lembrando que, apesar de ser uma opção muito prática, o Whey não é necessário para você conseguir a sua dose adequada de proteínas por dia. Adotar uma alimentação equilibrada continua sendo a melhor estratégia para obter todos os nutrientes de que você precisa.




