Antes de tudo, temos que lembrar: não existe fórmula mágica para emagrecer. O básico funciona para a maioria das pessoas: para perder peso, você precisa gastar mais calorias do que consome. Pronto. Mas isso não significa que não existam bons aliados nesse processo. Em seu livro The Obesity Fix, o cardiologista James DiNicolantonio argumenta que o segredo para perder peso é apostar em alimentos que proporcionam saciedade e equilíbrio hormonal.
Se você manter o corpo nutrido e satisfeito, isso naturalmente reduz seu apetite e aquela compulsão alimentar. Confira quatro alimentos-chave citados por DiNicolantonio:
1. Carne
Todas as carnes são ótimas fontes de proteína, vitaminas do complexo B e minerais, além de terem um alto poder de saciedade. Carnes magras, como o peixe e o frango, são ainda mais queridas por quem quer emagrecer, já que ajudam a manter a massa muscular e a estabilizar o açúcar no sangue.
2. Ovos
Cheios de proteínas, além de gorduras saudáveis e antioxidantes, ovos são muito versáteis. Segundo o cardiologista, ao consumir esse alimento no café da manhã, você consegue reduzir sua ingestão calórica ao longo do dia.
3. Laticínios integrais
Leite, queijo e iogurtes integrais contêm proteínas, cálcio, gorduras boas e probióticas, uma boa combinação para a saúde muscular e intestinal, dois fatores importantes para quem quer emagrecer de forma sustentável. O especialista ainda desaconselha as versões light e ultraprocessadas, afirmando que elas só aumentam a fome e provocam picos de açúcar.
4. Abacate
O abacate tem gordura boa, fibras e potássio, que ajudam a retardar a digestão, provocam sensação de saciedade e ainda te dão energia durante as refeições, diminuindo aquela vontadinha de beliscar (inimiga de quem quer emagrecer).