As obras para a implantação de faixas exclusivas de ônibus nas avenidas Cristóvão Colombo e João Pinheiro começaram oficialmente em Belo Horizonte esta semana. A iniciativa, parte do Programa de Redução do Tempo de Viagem no Transporte Coletivo, busca aumentar a agilidade dos deslocamentos diários, melhorar a segurança viária e diminuir o tempo de viagem dos usuários.
O projeto está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMUR).
Atualmente, as avenidas Cristóvão Colombo e João Pinheiro são responsáveis por uma parte considerável do tráfego de ônibus em Belo Horizonte. Cerca de 67% das pessoas que transitam por essas vias em horários de pico utilizam ônibus, evitando assim que aproximadamente 5 mil veículos particulares circulem nas mesmas faixas.
Mobilidade
As faixas vão operar das 6h às 9h e das 17h às 19h30, sempre na faixa da direita. Espera-se um aumento de até 12% na velocidade média dos ônibus, que hoje percorrem cerca de 8 km/h durante o horário de pico da tarde.
A redução no tempo de viagem e de espera é esperada, além de um impacto positivo na redução das emissões de gases de efeito estufa.
Além disso, o projeto faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que investe cerca de R$ 139,5 milhões para ampliar a infraestrutura de transporte coletivo. Belo Horizonte, com a expansão de mais 64,3 km, deve superar 138 km de faixas exclusivas.
Melhorias estruturais
As intervenções incluem ajustes na circulação dos veículos e melhorias nos pontos de ônibus, sinalização, geométricas e programação semafórica. Na Avenida Cristóvão Colombo, algumas vagas de estacionamento serão removidas para dar lugar às faixas exclusivas.
Entretanto, na Avenida João Pinheiro, a atual configuração do tráfego se manterá.
A obra tem financiamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte. O início estava previsto no cronograma e a conclusão é aguardada nos próximos meses.