Nesta quarta-feira (10), o governo federal vai lançar um pacote de medidas voltadas para a categoria dos MEIs, os Microempreendedores Individuais. Essas medidas incluem um novo aplicativo, uma assistente virtual e uma rede com o objetivo de integrar políticas de municípios, estados e da União voltadas para a categoria. O principal objetivo dessas medidas é digitalizar e melhorar o acesso aos serviços públicos, principalmente através do aplicativo que será gratuito, integrado ao login gov.br e concentrando todos os serviços disponíveis lá no Portal do Empreendedor.
De acordo com a CNN Brasil, o aplicativo Meu MEI Digital, disponível gratuitamente, vai contar com as seguintes funcionalidades:
- Emissão de documentos;
- Consulta ao Domicílio Tributário Eletrônico;
- Novas opções de pagamento do DAS;
- Acompanhamento da situação fiscal e atalhos para formalização;
- Emissão de NF-e e regularização de pendências;
- Consulta e alteração de dados.
Segundo o governo, o app ainda pretende integrar programas como o Cartão MEI, o Procred 360, que conta com linhas de crédito para a categoria, o Contrata+Brasil, plataforma que facilita a contratação de pequenos empreendedores por órgãos públicos.
Outra novidade interessante é a Meire, uma nova assistente de inteligência artificial dentro do Meu MEI Digital e do Portal do Empreendedor, uma assistente que pode responder dúvidas em tempo real e explicar obrigações, prazos e regras. A ferramenta tem atendimento 24 horas por dia.
E ainda tem mais novidade para os MEIs
Em novembro, foi lançada a Gestão MEI, um programa que oferece gratuitamente software de gestão empresarial, emissor de NF-e e até 100 mil certificados digitais por mês. Em parceria com a Cielo, o governo lançou a trilha Impulsiona MEI, curso de capacitação sobre temas como organização financeira, relação com o cliente e fluxo de caixa.




