Se você pudesse escolher qualquer cidade no mundo para viver, por que não escolher a melhor? O The Economist Intelligence Unit (EIU) faz um ranking anual elegendo as melhores cidades do mundo para se viver, analisando mais de 170 cidades ao redor do mundo de acordo com cinco quesitos: estabilidade, saúde, cultural e meio ambiente, educação e infraestrutura.
O ranking mais recente foi publicado em junho do ano passado e a vencedora da lista (pelo terceiro ano consecutivo) foi Viena, a capital da Áustria. O país tirou nota máxima em quatro das cinco categorias avaliadas. A única em que ela não se saiu tão bem foi em “cultura e meio ambiente”, muito pela falta de grandes eventos esportivos no país.
Viena também foi eleita a cidade com melhor qualidade de vida no mundo pelo Mercer Quality of Living Ranking, que avalia segurança, clima, serviços públicos e a satisfação dos habitantes.
O top 10 incluiu mais três cidades europeias: Copenhague, Zurique e Genebra. Além de todas serem na Europa, essas três cidades têm outro ponto em comum: uma população modesta, o que é refletido nas taxas baixas de criminalidade e no trânsito mais fluido, além do transporte público ser mais eficiente – justamente por precisar atender menos pessoas.
Em 2024, foi a primeira vez desde que a The Economist começou a fazer o seu ranking anual que nenhuma cidade dos Estados Unidos entrou no Top 20. A cidade com a melhor posição foi Honolulu, no Havaí (que pertence aos EUA), que conseguiu ficar em 23º lugar.
Confira as dez melhores cidades do mundo em 2024:
- Viena, Áustria;
- Copenhague, Dinamarca;
- Zurique, Suíça;
- Melbourne, Austrália;
- Calgary, Canadá;
- Genebra, Suíça;
- Sydney, Austrália;
- Vancouver, Canadá;
- Osaka, Japão;
- Auckland, Nova Zelândia.

Confira as dez piores cidades do mundo em 2024:
- Caracas, Venezuela;
- Kiev, Ucrânia;
- Port Moresby, Papua-Nova Guiné;
- Harare, Zimbabwe;
- Daca, Bangladesh;
- Carachi, Paquistão;
- Lagos, Nigéria;
- Argel, Argélia;
- Trípoli, Líbia;
- Damasco, Síria.




