Está sempre sofrendo com a conexão da internet, mesmo já tendo ligado 500x para o seu fornecedor e ele tendo dito que não parece ter nada de errado com o sinal? Conheça alguns truques simples que já podem te ajudar a melhorar a conexão de internet da sua casa.
1. Reinicie
Reiniciar o roteador é a primeira coisa que a maioria de nós faz quando temos problemas com a internet, mas essa não é só uma solução “tapa-buraco”. Reiniciar seu aparelho com uma certa periodicidade pode ajudar a prevenir falhas e travamentos, já que a performance dos aparelhos tem a tendência de piorar com o tempo de uso.
Também mantenha seus equipamentos em dia, se necessário, trocando seus cabos de internet por opções mais modernas.
2. Posicione bem o seu roteador
Sim, o local em que o seu roteador de internet está posicionado faz toda a diferença na hora de propagar o sinal. O ideal é colocá-lo em uma área central da casa, evitando que algumas partes fiquem desatendidas pelo sinal. Também é melhor evitar colocar o roteador atrás de móveis, em locais baixos ou perto de aparelhos eletrônicos que possam interferir no sinal.
Para quem tem uma casa bem grande, é uma boa ideia apostar nos repetidores de sinal, que vão te ajudar a ampliar a sua cobertura de internet, eliminando as “zonas de sombra” e garantindo uma boa conexão em todos os pontos do seu lar.
3. Escolha a frequência correta
Atualmente, a maioria dos roteadores oferece essas duas frequências: 2.4GHz e 5.8GHz. A primeira é ideal para distância maiores e para atravessar paredes. A segunda funciona melhor em áreas mais próximas ao roteador, mas oferece maior velocidade. A escolha de qual frequência funciona melhor fica a gosto do cliente, sendo muito influenciada pelo tamanho da área em que você precisa de cobertura.