As pirâmides do Egito fascinam o mundo há anos, inclusive gerando várias teorias sobre como essas construções impressionantes foram feitas – até mesmo com os teóricos da conspiração defendendo que alienígenas foram os mestres de obra. Um estudo mais recente pode mudar muito do que os estudiosos acreditavam saber sobre a construção das pirâmides.
Ps: e não, eles não descobriram que foram os aliens que fizeram tudo.
Nova descoberta sobre construção da Pirâmide de Degraus de Djoser
Segundo o ND+, pesquisadores franceses descobriram um sistema hidráulico subterrâneo na Pirâmide de Degraus de Djoser, em Saqqara, que pode ter sido usado na construção da estrutura. Feita há mais de 4,6 mil anos, a pirâmide é a primeira construção monumental em pedra da história da humanidade.
Comandada por Dr. Xavier Landreau, do Instituto Paleotécnico do CEA, da França, a pesquisa usou imagens de radar de satélite e relatórios arqueológicos para saber mais sobre o sistema hidráulico abaixo da construção.
Mas como esse sistema ajuda a explicar a construção da pirâmide? O que os pesquisadores franceses teorizam é que os egípcios usaram a força da água para transportar e erguer blocos de pedra calcária que compõem a pirâmide.

Segundo os pesquisadores, o recinto retangular de pedra chamado Gisr el-Mudir, a oeste da necrópole da Saqqara, parece uma barragem de contenção, que teria sido usada para controlar o fluxo de enchentes e capturado blocos levados pelo rio em um sistema de elevação hidráulica.
O período em que a pirâmide foi construído, a Terceira Dinastia, foi um período de chuvas abundantes na região do Egito. “Na Terceira Dinastia, o problema não era a falta de água, mas o excesso dela. E os egípcios souberam transformá-la em força construtiva”, comentou o líder do estudo, Xavier Landreau, ao jornal israelense Haaretz.




