Depois de passar sete anos fechado, um mercado muito conhecido da Zona Sul do Rio de Janeiro, o Mercado São José das Artes, popularmente conhecido como Mercadinho São José, vai reabrir em novembro deste ano. O mercado, que fica na principal rua de Laranjeiras, foi fechado em 2018 e passou por uma reforma que custou R$ 10 milhões.
Na reforma, a fachada do local foi reformada preservando a fonte interna e a imagem de São José, de acordo com as diretrizes do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade. Segundo o Portal Tela, o arquiteto responsável pela obra, Guilherme Lima, afirma que a reforma manteve a essência do local, modernizando a estrutura interna. Lembrando que o mercadinho foi inaugurado lá em 1942.
No início de 2023, o local, que pertencia ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), foi comprado pela prefeitura do Rio de Janeiro por R$ 3 milhões, que anunciou o projeto da reforma.
“Esse é um mercado muito tradicional de Laranjeiras e da zona sul carioca, uma área turística. O projeto ficou excepcional, lindo, tocado pelo setor privado. Teremos aqui, certamente, um novo ponto de encontro de cultura e gastronomia no Rio de Janeiro”, declarou na época o prefeito da cidade, Eduardo Paes, segundo a Agência Brasil.
Saiba mais sobre a nova versão do mercado carioca
O mercado vai contar com 13 lojistas, todos focados em gastronomia e em pequenos produtores. Entre as novidades, temos uma filial da famosa Confeitaria Absurda e o bar Borbulhas, que oferece vinhos artesanais, conservas e kombucha. O Mercadinho de São José vai funcionar de terça a domingo, das 10h às 22h, segundo o Portal Tela.