O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de perigo para chuvas intensas em várias regiões do Brasil, com destaque para áreas dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Amazonas. A previsão indica que os maiores acumulados devem ocorrer até segunda-feira (16), elevando o risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos.
Segundo o órgão, as regiões com maior volume de precipitação devem ser o norte do estado de São Paulo, o Triângulo Mineiro, o sul de Goiás e áreas do norte de Mato Grosso do Sul e da Amazônia Legal.
Para esta quarta-feira (11), o Inmet emitiu alerta de grande perigo para acumulado de chuva no norte paulista, no sul de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro e na região central de Mato Grosso do Sul.
De acordo com o instituto, as chuvas podem ultrapassar 60 milímetros por hora ou atingir mais de 100 milímetros por dia, índices considerados elevados e capazes de provocar transtornos em áreas urbanas e regiões com relevo acidentado.
A previsão indica ainda que a semana será marcada por chuvas persistentes, com acumulados que podem superar 200 milímetros em partes do norte de São Paulo e do Triângulo Mineiro.
Temporais já provocaram mortes
Os temporais recentes já provocaram vítimas. No último fim de semana, duas pessoas morreram no estado de São Paulo após enxurradas registradas nos municípios de São Bernardo do Campo e Sorocaba, segundo a Defesa Civil estadual.
Na semana passada, as fortes chuvas que atingem o Sudeste desde o fim de fevereiro levaram o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional a reconhecer situação de emergência em 16 cidades dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
A maior parte dos municípios afetados está em Minas Gerais, onde o número de mortes causadas por enchentes e deslizamentos na Zona da Mata mineira ultrapassou 70.
Queda de temperatura no Sul e Sudeste
Além das chuvas, uma frente fria avança pela costa das regiões Sul e Sudeste, provocando queda nas temperaturas máximas em áreas do litoral e do leste dessas regiões.
Enquanto isso, a tendência é de temperaturas elevadas no centro-norte do país, principalmente no interior da Região Nordeste, onde o calor deve continuar predominando nos próximos dias.


