No ano passado, o Rio Grande do Sul foi devastado por chuvas e enchentes, que atingiram mais de 400 municípios gaúchos, deixando pelo menos 147 mortes e mais de dois milhões de pessoas afetadas. Infelizmente, o estado pode voltar a enfrentar uma situação difícil na próxima semana.
Segundo a MetSul Meteorologia, o Rio Grande do Sul voltou a ser atingido por chuvas na última quarta (25) e essa tendência deve continuar ao longo do fim de semana, com um volume mais expressivo concentrado entre a noite de sábado (28) e a madrugada do domingo (29). As regiões do centro-norte, nordeste e Serra e Vales do Rio Grande do Sul têm risco alto para problemas com acumulados entre 100 mm a 200 mm.
De acordo com o Canal Rural, essas fortes chuvas serão causadas pela associação de uma nova frente fria e um ciclone extratropical em alto mar. A MetSul explica que o contraste térmico entre uma massa de ar fria e uma quente geram o risco de chuvas intensas com altos volumes, além do risco de queda de granizo.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já emitiu um alerta sobre o risco de deslizamentos, alargamentos e transbordamentos de rios com as chuvas. Esse é um problema especialmente no cenário atual do estado, em que vários rios estão com níveis muito altos. Na capital Porto Alegre, por exemplo, o lago Guaíba já atingiu a cota de inundação.
Chuvas devem parar na segunda
Segundo o MetSul, a partir da próxima segunda (30), com o ingresso de ar mais frio, o tempo vai ficar na maior parte do estado gaúcho. O Leste e o Noroeste do estado ainda devem ter momentos com maior nebulosidade e chance de chuva ou garoa passageira.




