Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Ministério do Trabalho emite comunicado urgente para trabalhadores CLTs

Por Pedro Silvini
13/08/2025
Em Geral
0
CLT

CLT (Reprodução/CUT)

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) emitiu comunicado urgente nesta quarta-feira (13) informando que 39 mil carteiras de trabalho físicas, perdidas ou roubadas, estão disponíveis para retirada em unidades regionais do órgão. A consulta deve ser feita pelo sistema CTPS Recuperadas, que já está no ar.

Ao identificar que o documento foi localizado, o trabalhador precisa agendar atendimento pelo Sistema de Atendimento Agendado (SAA) e comparecer à unidade escolhida, portando um documento oficial de identificação.

Uso ainda necessário em casos específicos

Embora a Carteira de Trabalho Digital tenha substituído a versão física desde 2019, há situações em que o documento impresso continua indispensável, como na comprovação de vínculos junto ao INSS ou em registros anteriores à digitalização.

Segundo Andressa Lemos Rodrigues, chefe da Divisão da Coordenação de Identificação e Registro Profissional do MTE, “muitos trabalhadores ainda precisam da carteira física para comprovar registros de trabalho ou para atender exigências específicas de determinados órgãos”.

A emissão da carteira física atualmente é restrita a casos excepcionais, como para servidores públicos, trabalhadores de associações internacionais ou vínculos não migrados para o sistema digital.

Como acessar o sistema

O sistema CTPS Recuperadas permite verificar se o documento perdido foi devolvido a alguma unidade do MTE. Caso conste na lista, o agendamento para retirada é obrigatório e pode ser feito online.

A versão digital da Carteira de Trabalho, disponível no aplicativo ou no portal Gov.br, registra todas as informações de forma eletrônica, dispensando o uso do papel na maioria das contratações. No entanto, o MTE orienta que quem tiver a carteira física guardada em casa deve mantê-la em local seguro, já que ela ainda pode ser exigida em situações pontuais.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Show de Madonna

Madonna faz pedido inusitado ao Papa Leão XIV

Confira!

tarefa domestica, limpar

Para que serve a mistura de vinagre e água na limpeza da casa?

02/10/2025
ações

As melhores ações para você comprar neste mês

02/10/2025
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Greve geral é anunciada e estado brasileiro vai PARAR na terça-feira (07/10)

02/10/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix