Não é uma novidade que alta nos preços dos alimentos é um problema que está atingindo o bolso do consumidor, obrigando que o governo federal tome medidas emergenciais para baixar os preços. Durante uma entrevista à CNN, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, falou um pouco sobre o assunto e apontou como o câmbio do dólar é um dos fatores prejudiciais no encarecimento dos alimentos no país.
Para o ministro, a variação da moeda americana reflete diretamente nos preços dos produtos, principalmente importados e daqueles que são ancorados pelo dólar. Por causa disso, Teixeira relembrou que no ano passado, após a vitória de Donald Trump na corrida eleitoral dos Estados Unidos, o dólar chegou a R$ 6,30 e isso afetou vários setores alimentícios no Brasil. “O câmbio encarece as importações e encarece os produtos que estão ancorados no dólar”, afirmou o ministro.
Entenda como o dólar afeta o preço dos alimentos no Brasil
Após a alta do dólar, o governo federal fez algumas medidas e conseguiu reduzir a cotação para cerca de R$ 5,75. No entanto, o ministro também ressaltou que outros fatores contribuíram para o encarecimento dos alimentos, como o aumento expressivo do consumo, apesar de considerar esse um ponto positivo.
“É bom que o povo brasileiro tenha aumentado a sua renda e é bom também que ele tenha consumido alimentos, mas isso faz com que você tenha picos de consumo”, explicou Teixeira. Inclusive, como exemplo, o ministro falou sobre o recorde de consumo de ovos no Brasil e como isso afetou os preços das demandas.
 
			
 
                 
		


