O medo de grande parte dos homens é entrar no time dos carecas, então, assim que veem as entradas aumentando, muitos já correm para adotar tratamentos, como o popular Minoxidil. Outra opção que vem ganhando bastante popularidade, não só para quem quer aumentar os cabelos, mas também para deixar os fios mais saudáveis.
O óleo de rícino, também conhecido como óleo de mamona, é uma alternativa natural que funciona como um estimulador natural para a circulação do couro cabeludo, ajudando a combater a queda e o rareamento dos fios, além de nutrir os cabelos. Como explica o Folha Vitória, esse óleo estimula os folículos capilares adormecidos, prolongando o período ativo de crescimento do fio.
Ele consegue fazer isso por ser rico em ácidos graxos, vitaminas e propriedades anti-inflamatórias.
Como usar o óleo de rícino nos cabelos
Um ponto importante na hora de adotar tratamentos capilares naturais é a constância. Você não vai ter resultados usando esse óleo de vez em quando, é preciso inseri-lo em uma rotina de cuidados com o cabelo, de duas a três vezes por semana. Você pode usar ele puro ou combinado com outros óleos, como o de coco, jojoba ou azeite de oliva.
Confira um passo a passo de uso sugerido pelo Folha Vitória:
- Aplicação: com os cabelos secos e sujos, distribua o óleo com as pontas dos dedos diretamente no couro cabeludo, massageando suavemente por pelo menos cinco minutos;
- Tempo de ação: deixe o óleo agir por pelo menos duas horas. Você também pode dormir com o óleo nos fios usando uma touca;
- Lavagem: retire com shampoo, de preferência um sem sulfatos.