Na última segunda-feira (21), o mundo recebeu a notícia do falecimento do Papa Francisco. Agora começa o processo de escolha do próximo líder da Igreja Católica. Em meio a essa preparação, o Vaticano anunciou a suspensão de todas as beatificações até a escolha do próximo papa. Outro evento cancelado foi uma missa que aconteceria neste sábado (26), em homenagem ao Papa Bento XVI – antecessor de Francisco, falecido em 2022.
No sábado, vai acontecer o funeral do Papa Francisco, às 5h (no horário de Brasília), 10h no horário de Roma. Atualmente, o corpo do papa está em uma urna funerária, na capela da residência Santa Marta. Na quarta (23), começa um rito de transporte do caixão até a Basílica de São Pedro, onde o corpo fica até o funeral. A expectativa é que milhares de fiéis acompanhem a procissão e visitem o corpo do papa.
No dia do sepultamento, começa o Novendiali (novenário), os nove dias oficiais de luto e orações em honra ao papa.
Onde o Papa Francisco será enterrado?
Em 2022, o pontífice deixou um testamento em que indicava o local e o modo como queria ser sepultado. Os restos mortais do papa serão enterrados na Basílica Papal de Santa Maria Maior, em Roma. No documento, ele afirmou que havia escolhido o local por causa da sua devoção à Virgem Maria.
Desde o século 10, os outros papas mantiveram a tradição de serem enterrados na cripta vaticana, onde está a tumba de São Pedro.
“Desejo que minha última viagem terrena termine neste antigo santuário mariano, ao qual recorri em oração no início e ao fim de cada Viagem Apostólica, para confiar minhas intenções à Mãe Imaculada e agradecer por seus cuidados maternos e dóceis”, escreveu. “No testamento, ele também solicita que seus restos repousem em um nicho discreto: “O túmulo deve estar no chão, ser simples, sem nenhuma decoração especial e conter apenas a inscrição: Franciscus.”