Um problema comum do inverno brasileiro, período de estiagem em boa parte do país, é a baixa umidade do ar. Essas condições atmosféricas aumentam o risco de incêndios florestais e intensificam problemas respiratórios e alergias, piorando muitos problemas de saúde. Um truque comum que muitas pessoas usam nessa época é espalhar baldes de água pelo ambiente. Mas será que isso realmente funciona?
Resposta rápida: sim! Esse truque simples funciona. Mas existe outro truque caseiro mais eficiente: manter uma toalha úmida no ambiente. Obviamente, umidificadores são mais eficientes para contornar o problema, mas qualquer ajuda é bem vinda em dias secos.
“Todas elas vão ter um benefício, lógico que a melhor é o umidificador, porque você vai ter uma quantidade maior de vapor sendo liberado no ambiente e aí na sequência a toalha, uma capacidade muito menor de trazer umidade para o ambiente, mas sempre é melhor do que nada”, explicou a médica otorrinolaringologista Clarissa Lehoczki à Superinteressante.
Segundo a médica, a melhor técnica para dias com baixa umidade do ar é a lavagem nasal com soro fisiológico, seja em dispositivos de aerosol ou conta-gotas, o que ajuda a recuperar um pouco a hidratação das vias aéreas.
Recomendações do Ministério da Saúde em períodos de baixa umidade do ar
- Aumente a hidratação, ingerindo mais água, suco natural e água de coco;
- Faça refeições leves com muitas frutas e legumes;
- Evite atividades físicas nas horas mais quentes do dia;
- A pele e os lábios também podem sofrer com a baixa umidade. Use hidratantes para ajudar;
- Soro fisiológico ajuda na hidratação das vias áreas. Pingue algumas gotas nos olhos e no nariz caso sinta necessidade.