O alho é um ingrediente muito popular na mesa da esmagadora maioria dos brasileiros, mas você sabia que ele também foi usado em várias culturas como um ingrediente medicinal? Se sim, você talvez já tenha ouvido falar sobre os suplementos de alho e os seus supostos benefícios para a saúde do coração, mas será que isso é real?
Uma matéria do The New York Times consultou alguns especialistas para entender se esses suplementos realmente são benefícios para a saúde cardiovascular.
Antes de tudo, vamos entender quais são esses benefícios prometidos. É muito comum encontrarmos na internet informações sobre como suplementos de alho ajudam a reduzir a pressão arterial e os níveis de colesterol no sangue, além de retardar o acúmulo de placas nas artérias.
Existem estudos sobre os benefícios dos suplementos de alho
Consultado pelo The NY Times, Donald D. Hensrud, professor associado de nutrição e medicina preventiva, explica que existem sim estudos sugerindo que suplementos de alho podem proporcionar benefícios cardiovasculares. Mas ele também alerta que a qualidade desses estudos pode variar e que, em muitos casos, apenas algumas pessoas se beneficiam do suplemento.
Um exemplo de estudo que comprova benefícios do suplemento é uma meta-análise publicada em janeiro, com pesquisadores tendo analisado dados de 108 ensaios clínicos com mais de 7 mil adultos. Esses ensaios apontam que o consumo de alho – cru, cozido ou em suplementos – melhorou fatores de risco cardiovascular.
“Estudar suplementos alimentares pode ser desafiador porque sua composição varia entre os produtos. Também é difícil determinar se o suplemento foi responsável pela melhora na saúde do participante ou se foi outro fator, como dieta, estilo de vida ou genética”, aponta a professora emérita de medicina preventiva da Faculdade de Medicina Feinberg da Universidade Northwestern, Linda Van Horn.




