Em casas ou apartamentos com espaço limitado, é comum que a máquina de lavar acabe dividindo o cômodo com o chuveiro e muita gente deixa a roupa batendo enquanto vai tomar um banho. Mas cuidado: isso pode não ser uma boa ideia, principalmente se as instalações elétricas não estiverem em boas condições.
Tomar banho com a máquina de lavar ligada
Como explica matéria do El Tiempo, em casas com fiação antiga ou ligações improvisadas, uma máquina de lavar com fuga de corrente pode acabar energizando a estrutura metálica. Sem uma ligação à terra, a corrente vai atrás de uma saída e a água, logo ali, é um excelente condutor para eletricidade, podendo fazer você tomar um choque elétrico.
Em um cenário ainda pior, em que a máquina de lavar compartilha o mesmo sistema de drenagem que o chuveiro, um vazamento elétrico pode ser conduzido pelos canos de metal e, mais uma vez, atingir o usuário. “Isso não é uma lenda urbana; eletricistas explicam que esse tipo de incidente é raro, mas tecnicamente possível”, explica o El Tiempo.
Além do risco de dar um choque elétrico na pessoa que está tomando banho, a combinação de água e eletricidade podem acabar causando superaquecimento ou um curto-circuito no sistema, podendo danificar equipamentos e, em casos extremos, até causar um incêndio doméstico.
Tirando os riscos elétricos no caminho, tomar banho com a máquina de lavar ligada pode ter outros prejuízos. Normalmente, os dois aparelhos compartilham o mesmo abastecimento de água, o que pode causar uma mudança brusca de temperatura ou queda repentina de pressão para quem está debaixo do chuveiro. Um jato repentino de água gelada pode ser bastante incômodo, mas um de água muito quente pode ser bem perigoso.




