Viagem com trabalho parece contraintuitivo… afinal, associamos viagens a férias, então trabalhar no meio de uma viagem incialmente parece ir contra o propósito da viagem em si: descansar. Mas, curiosamente, cada vez mais empresas têm apostado justamente nessa modalidade para os seus funcionários.
Viagem e trabalho? Conheça a tendência “blended travel”
A tendência, conhecida como “blended travel” ou “bleisure” (“business + leisure”), combina negócios e lazer. Uma pesquisa da Squaremouth, empresa de seguros de viagem, realizou uma pesquisa com 2,5 mil pessoas e descobriu que 43% dos entrevistados já fizeram uma “blended travel” e 24% preparavam uma para os próximos 12 meses.
Mas calma: não é que as empresas obrigam o trabalhador a continuar na ativa no meio de férias. A ideia é mais colocar um pouco de “férias” no trabalho, aproveitando momentos de descontração durante uma viagem de trabalho ou embarcando em férias prolongadas antes, durante ou depois um evento profissional.
“As viagens combinadas com trabalho evoluíram de uma simples extensão de uma viagem para uma integração perfeita entre trabalho e vida pessoal”, explicou Ginger Taggart, vice-presidente de gestão de marcas premium da rede global de hotelaria IHG Hotels & Resorts, à Forbes.
Taggart também destacou a diferença entre essa tendência e as “férias silenciosas”, em que funcionários home office mantêm a rotina de trabalho, mas meio a um ambiente de lazer, como à beira da piscina – e isso sem o chefe saber. “Ao contrário das ‘férias silenciosas’, que geralmente envolvem manter a ilusão de estar trabalhando enquanto se tira um tempo livre, essa nova tendência abraça completamente o poder do trabalho híbrido”, afirmou Taggart.