Você é daquelas pessoas que acumula moedas antigas em casa? Se a resposta for sim, nós sugerimos que você dê uma olhada atenta à sua coleção. Até moedas de dez centavos podem te render um bom dinheiro no mercado de colecionadores.
Mas calma que também não estamos falando de qualquer moeda de dez centavos. Não é qualquer moeda que vai chamar a atenção de um comprador. Os entusiastas da numismática estão em busca de moedas raras, emitidas em anos específicos ou com erros de impressão.
Quais moedas de dez centavos são desejadas por colecionadores?
Segundo o Pensar Cursos, moedas dos anos 1998, 2001 e 2012 são exemplos para ficar atento. Algumas moedas de 1998 passaram por erros na cunhagem, apresentando defeitos como a famosa “data marcada”, que é quando os números da data de emissão da moeda são impressos em um local inadequado ou de forma mais profunda do que o original. A mesma coisa aconteceu em moedas de 2001, que podem ser avaliadas em cerca de R$ 30 no mercado de colecionadores.
No caso de moedas emitidas em 2012, o erro de cunhagem mais comum é o reverso invertido. Nesses casos, a face da moeda que deveria estar no avesso, aparece no lugar onde normalmente estaria o anverso, como o valor nominal ou o ano de emissão. Nesses casos, as moedas podem ser vendidas por até R$ 100.
O preço das moedas raras também depende da conservação
Assim como qualquer objeto de colecionador, o preço das moedas raras varia de acordo com o estado de conservação desse objeto. É claro que as mais conservadas serão vendidas por valores maiores.
			
                


