Talvez você já tenha visto em algum filme ou naquelas postagens de procedência suspeita sobre uma cobra que engoliu uma pessoa inteira. Normalmente na Amazônia. Pode parecer coisa de filme de monstro, mas, acredite se quiser, esse tipo de coisa já aconteceu, mas é muito raro. Poucas espécies de cobras no mundo têm estrutura corporal e força suficientes para ingerir presas tão grandes quanto um ser humano adulto.
Quais cobras conseguem devorar humanos?
Ao contrário do mito popular, não existe uma comprovação de que sucuris consigam devorar pessoas apesar de, sim, essas cobras serem enormes. Dois exemplos de espécies que conseguem sim engolir um humano são a píton-reticulada e a sucuri-verde (anaconda). Segundo o NSC Total, essas duas conseguem capturar e devorar presas como capivaras, porcos e até jacarés.
Os humanos não fazem parte da dieta natural dessas cobras e, nas raras ocasiões em que elas acabam comendo um, é resultado de condições específicas, como isolamento, contato direto com comunidades locais e falta de outras presas.
As pítons-reticuladas não são espécies da Amazônia. Elas são naturais do Sudeste Asiático e de algumas ilhas do Pacífico, mas o que nós temos por aqui é a sucuri-verde. Por muito tempo, acreditava-se que a única espécie de anaconda verde que existia na natureza era a Eunectes murinus. Mas uma expedição em 2022 encontrou outra espécie: a Eunectes akayima.
Lembrando que a sucuri-verde é a maior serpente em massa corporal do mundo, de acordo com o Instituto Butantan. Apesar de não serem peçonhentas (venenosas), essas serpentes são muito temidas por seus corpos colossais, que se enrolam ao redor da vítima, apertando com força até matar.





