Na última terça-feira (8), o governo liberou o saque calamidade do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para moradores de nove cidades do Rio Grande do Sul. Esses nove municípios estão sendo afetados por chuvas intensas e foram declarados como situação de calamidade pública. Confira a lista de cidades:
- Agudo;
- Faxinal do Soturno;
- Manoel Viana;
- General Câmara;
- São João do Polêsine;
- Itaara;
- Pinheiro Machado;
- Liberato Salzano;
- Trindade do Sul.
O saque calamidade permite a retirada de até R$ 6.220, mas, obviamente, ele depende do seu saldo no fundo. Segundo o fdr., o valor pode ser solicitado até o dia 5 de outubro.
Como fazer o Saque Calamidade do FGTS?
Você pode fazer todo o procedimento lá no aplicativo do FGTS (disponível para Android e iOS). Na seção “Saques”, você escolhe “Solicitar saque” > “Calamidade pública” e procura o nome do seu município da lista (se ele não estiver lá, não tem como você pedir o valor). Aí é só enviar os documentos pedir e escolher a conta em que você quer receber o dinheiro.
Lembrando que, para solicitar o saque calamidade, você não pode ter feito outro saque na mesma modalidade nos últimos 12 meses.
Confira os documentos necessários para fazer o saque:
Fornecidos pela prefeitura:
- Declaração das áreas atingidas por desastres naturais;
- Formulário de Informações do Desastre – FIDE;
- Mapa ou Croqui da(s) área(s) afetada(s) pelo desastre.
Fornecidos pelo trabalhador:
Documento de identificação pessoal do trabalhador ou diretor não-empregado;
- Carteira de Trabalho; e
- Cópia autenticada das atas das assembléias que comprovem a eleição, eventuais reconduções e do término do mandato, quando se tratar de diretor não empregado; e
- Número de inscrição PIS/PASEP/NIS; e
- Comprovante de residência em nome do trabalhador (conta de luz, água, telefone, gás, extratos bancários, carnês de pagamentos, entre outros), emitido nos últimos 120 dias anteriores à decretação da emergência ou calamidade havida em decorrência do desastre natural.