O Governo Federal confirmou que vai antecipar o pagamento do Bolsa Família para famílias de 29 cidades de cinco estados brasileiros, além de todos os municípios do Rio Grande do Sul. A medida entrou em vigor em 18 de agosto, permitindo que os beneficiários recebam o valor de R$ 710 no mesmo dia, sem precisar seguir o calendário escalonado pelo Número de Identificação Social (NIS).
Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a antecipação busca garantir acesso rápido ao benefício para famílias atingidas por enchentes, secas e outros eventos climáticos extremos.
Estados contemplados
- Rio Grande do Sul: todos os 497 municípios
- São Paulo: Cajamar, Caieiras, Embu, Ferraz de Vasconcelos, Getulina, Itaquaquecetuba, Poá, Ribeirão Pires, Franco da Rocha, Itapecerica da Serra, Pariquera-Açu, Santa Bárbara D’Oeste e Santa Branca
- Amazonas: Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira
- Roraima: Amajari, Alto Alegre, Boa Vista, Caracaraí, Iracema e Mucajaí
- Alagoas: Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Passo de Camaragibe, Rio Largo, São Luís do Quitunde e São Miguel dos Milagres
Calendário segue normal nos demais municípios
Para as famílias que não moram em áreas em situação de emergência ou calamidade pública, o calendário do Bolsa Família de agosto permanece escalonado conforme o dígito final do NIS.
A antecipação, portanto, será restrita às cidades listadas e representa uma medida emergencial para reduzir o impacto das perdas materiais e sociais causadas pelas catástrofes naturais.




