O Family Search, considerado o maior acervo genealógico do mundo, é um serviço gratuito que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – mais conhecida como a Igreja dos Mórmons – começou há quase 130 mil anos. Segundo a BBC, a Igreja Mórmon mantém um arquivo-cofre nos arredores de Salt Lake City, onde eles guardam 3,5 bilhões de cópias de documentos de todas as partes do mundo.
“São certidões de nascimento, casamento e óbito, fotografias, batistérios, fichas de imigração… Tudo o que pode ajudar a compor a identidade e provar parentescos entre as pessoas”, explica matéria da BBC.
Como funciona o Family Search?
Para usar o Family Search, você precisa, primeiramente, acessar o site. Preencha dados como nome, local e ano de nascimento do parente ou antepassado que você quer pesquisar. Nessa pesquisa, você encontra mais documentos e informações sobre pessoas com esse nome – aí é questão de filtrar para qual deles é realmente seu parente.
Como criar uma árvore genealógica?
- Crie uma conta gratuita para começar sua árvore genealógica. A partir desta conta, você também terá acesso aos registros online do Family Search e ao recurso Recordações;
- O segundo passo é acrescentar o que você sabe sobre sua família. A plataforma recomenda começar com as primeiras quatro gerações. O Family Search ressalta que a privacidade das pessoas vivas é protegida e que ninguém poderá ver o que você acrescenta sobre si mesmo ou outros membros da família que estejam vivos;
- O terceiro passo é se conectar ao banco de dados do Family Search. Ao acrescentar um parente falecido na árvore, a plataforma vai tentar conectar você a qualquer informação que tenha sobre esse parente em seu banco de dados. Caso encontre uma correspondência, poderá inserir informações automaticamente, economizando seu tempo.