A alegria de ter um carro é que, bem, você tem um carro. A parte triste (além das horas em que ele quebra) é ter que pagar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) todo ano. Mas boa notícia para os moradores do estado do Amazonas. O governo recentemente anunciou uma proposta de até 50% nas alíquotas do imposto para certas categorias de veículos.
Como vai funcionar a redução do IPVA no Amazonas:
Segundo o Seu Crédito Digital, os veículos inclusos na proposta são: automóveis de até 1.000 cilindradas, caminhões, motocicletas e veículos elétricos ou híbridos.
- Veículos acima de mil cilindradas, como SUVs e picapes: alíquota reduzida de 4% para 2%;
- Veículos de até mil cilindradas, como carros populares e motocicletas: 3% para 1,5%;
- Veículos elétricos e híbridos: 3% para 1,5%;
- Caminhões, tratores, ônibus, micro-ônibus e veículos de transporte escolar e coletivo: 2% para 1%.
O projeto já foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), mas ainda precisa de regulamentação para entrar em vigor a partir de janeiro do ano que vem.
“A aprovação da redução do IPVA é importante porque alivia o bolso do contribuinte, favorece a adimplência e, consequentemente, beneficia a economia do Estado”, declarou o presidente da Aleam, o deputado estadual Roberto Cidade (UB). “Com essa aprovação, o Amazonas passa a ter, a partir de janeiro de 2026, o IPVA médio mais barato do país. Essa medida contribui para melhorar a vida dos amazonenses.”
Segundo o site da Aleam, o estado do Amazonas contém 775 mil veículos registrados, dos quais 244 mil já são isentados de pagar IPVA pelo programa IPVA Social. O novo projeto deve beneficiar mais 531 mil contribuintes.




