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Motoristas estão usando brecha dentro da lei para não pagar novo pedágio no Brasil

Por Alan da Silva
07/12/2025
Em Geral
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Foto ilustrativa: Fernando Frazão/Agência Brasil

Foto ilustrativa: Fernando Frazão/Agência Brasil

A implementação do pedágio free flow na Rodovia Presidente Dutra começou. Este sistema de cobrança automático tornou-se uma realidade entre os quilômetros 204 (Arujá) e 231 (Marginal Tietê), na região metropolitana de São Paulo.

A CCR RioSP, responsável pela operação, agora realiza a tarifação sem a necessidade de praças físicas, abrangendo 21 pórticos distribuídos ao longo de 21 km de pista expressa.

Estrutura 

O modelo free flow elimina a necessidade de paradas, utilizando pórticos com câmeras que leem automaticamente placas de veículos ou tags eletrônicas. A cobrança é aplicada apenas para os que utilizam a pista expressa, isentando os motoristas que optam pelas marginais. 

O motorista que percorrer todo o percurso a partir da marginal Tietê ou no sentido inverso sem sair da via expressa não pagará a tarifa eletrônica

A tarifa é dinâmica: os valores variam conforme o dia, horário e trecho percorrido. Essas informações podem ser facilmente consultadas no site da CCR RioSP.

Pagamento

Motoristas que possuem tags recebem a cobrança automaticamente e têm um desconto de 5% por viagem. Aqueles sem o dispositivo têm até 30 dias para efetuar o pagamento, o que pode ser feito via site ou totens disponíveis.

Inicialmente, a inadimplência nesta modalidade resultaria numa multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH, mas essa penalidade foi suspensa por decisão judicial.

A Justiça Federal impôs uma liminar contra a aplicação de multas aos motoristas que não pagarem a tarifa. O Ministério Público Federal contestou a validade das penalidades, citando possíveis injustiças e dificuldades para os usuários. A ANTT defende o sistema, alegando que a mudança proporciona maior fluidez e segurança no trânsito. 

Alan da Silva

Alan da Silva

Jornalista e revisor.

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