Nesta sexta-feira (22), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta vermelho relativo à baixa umidade do ar em cinco estados e no Distrito Federal. Nestes locais, a umidade relativa do ar ficou abaixo dos 12% no período da tarde. O alerta vermelho estava valendo até 18h de hoje. Foram afetados:
- Mato Grosso;
- Goiás;
- Tocantins;
- Parte de Minas Gerais e da Bahia.
Também nesta sexta (22), o Inmet emitiu um alerta laranja para baixa umidade do ar. Além dos estados já inclusos no alerta vermelho, esse segundo também inclui parte de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. Nesses locais, a umidade varia entre 20% e 12% até as 20h.
Lembrando que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o índice ideal de umidade no ar é de, pelo menos, 60%.
Qual o problema da baixa umidade do ar?
A baixa umidade do ar aumenta o risco de incêndios florestais e agrava problemas respiratórios e alergias – que já são mais intensos durante o período do inverno. Além disso, segundo a Agência Brasil, “pode haver ressecamento da pele, dor de cabeça, risco de doenças pulmonares, desconforto nos olhos, boca e nariz”.
Durante esses tipos de alerta, principalmente o vermelho, o Inmet recomenda reforçar os cuidados com hidratação, evitar atividades físicas mais intensas, principalmente ao ar livre, e diminuir o consumo de bebidas diuréticas, como café e álcool.
A boa notícia é que existem alguns truques que você adotar para contornar o problema, como colocar umidificadores pela casa e hidratar as vias nasais com soro fisiológico (nós já falamos de alguns deles por aqui).




