Quando falamos de tipo sanguíneo, a maioria das pessoas já pensa nos As, Bs, ABs e Os, mas o universo dos tipos de sangue é muito maior do que você imagina. De acordo com a Sociedade Internacional de Transfusão de Sangue, são mais de 47 sistemas diferentes dos tipos sanguíneos e agora um 48º foi oficialmente identificado. E ele existe em apenas uma pessoa no mundo.
Tipo sanguíneo raríssimo existe em apenas uma pessoa
Trata-se do Gwada-negativo, encontrado apenas em uma mulher de Guadalupe, no Caribe. E a descoberta ainda tem um outro fator surpreendente: o sangue dessa mulher não é compatível com nenhum outro tipo sanguíneo conhecido. A descoberta foi publicada na revista National Library of Medicine.
Tudo começou com um simples exame de rotina, em que o sangue da paciente reagia de forma incomum a todas as amostras testadas, até mesmos às dos seus irmãos. É muito raro a pessoa não ter nenhum conhecido compatível. Os médicos investigaram e encontraram uma mutação no gene PIGZ, responsável por acrescentar um açúcar específico nas células sanguíneas. A falta desse açúcar faz surgir um antígeno novo, que define esse “novo” grupo sanguíneo.
A paciente apresenta algumas condições de saúde que talvez possam ser explicadas por essa mutação, como deficiência intelectual leve e aborto espontâneo de dois fetos, um padrão observado em outras doenças ligadas à mutação nesse gene.
Para entender como esse tipo sanguíneo surgiu, os cientistas usaram uma técnica chamada sequenciamento completo do exoma, que encontrou a alteração no gene que atua no processo final de produção da molécula GPI. “Quando essa molécula não recebe o açúcar adequado, a estrutura muda, e essa mudança cria um novo antígeno, que é justamente o que define esse sistema sanguíneo raro”, explica o site Xataka.




