No Brasil, é possível encontrar mulheres que tiveram muitos filhos, principalmente com as gerações mais antigas, quando era comum ter mais de cinco filhos. Mas, um caso curioso chama a atenção de forma mundial, que é o caso da mulher de um camponês chamado Feodor Vassilyev, que teve um número absurdo de gravidez e gestação. O nome dela não foi registrado, mas sabe-se que é russa e isso ocorreu entre os anos 1725 e 1765.
De acordo com as fontes, sendo uma delas um monastério em Moscou, revelou que ao longo de sua vida, ela teve 69 filhos com Feodor. Nesses nascimentos foram: 16 gêmeos, 7 trigêmeos e 4 quadrigêmeos. Apesar de ter algumas controvérsias sobre isso, por ter os registros do monastério, foi possível fazer com que Vassilyev entrasse no Recorde Mundial do Guinness como a “Mãe Mais Prolífica” de todos os tempos.
Entenda como uma mulher teve 69 filhos
Por ser algo surpreendente, muitos estudiosos e pesquisadores não entram em um consenso sobre essa quantidade de filhos e como essa mulher, casada com um camponês e vivendo em uma época no qual a medicina era pouco avançada, teria conseguido ter 27 partos. Outro ponto importante era a taxa de mortalidade de mães na época, já que a medicina evoluiu com o tempo.
No período datado, durante o século 18, a mortalidade infantil era alta, mas conforme o relatório publicado pelo Monastério de Nikolsky, em 27 de fevereiro de 1782, dos 69 filhos de Vassilyev, ela teria perdido apenas dois, um dado extremamente questionável.
Existe outro destaque que impressiona nessa história é de que, a mulher de Feodor Vassilyev viveu até os 76 anos e o camponês casou-se novamente, tendo com a nova mulher, mais 18 crianças. Com sua segunda esposa, Feodor teve 6 pares de gêmeos e dois trios de trigêmeos, totalizando o absurdo número de 87 filhos.
Esse dado foi revelado por Bashutski, que escreveu sobre no Saint Petersburg Panorama, em 1834: “No dia 27 de fevereiro de 1782, a lista do monastério Nikolskiy veio para Moscou contendo a informação que um camponês do distrito de Shuya, Feodor Vassilyev, casado duas vezes, teve 87 crianças.”