Curitiba foi eleita a cidade mais inteligente do mundo em 2023, durante o World Smart City Awards, realizado anualmente em novembro, em Barcelona, na Espanha. A premiação é considerada a mais importante no universo das cidades inteligentes e reconheceu o trabalho da capital paranaense na promoção de políticas públicas sustentáveis, inovadoras e socialmente inclusivas.
A vitória foi na categoria principal do evento, “Cidades”, destacando ações da Prefeitura de Curitiba voltadas ao planejamento urbano inteligente, à sustentabilidade ambiental e ao crescimento socioeconômico. Com isso, Curitiba superou concorrentes de diversos continentes e consolidou sua posição como referência mundial em urbanismo inovador.
Três prêmios globais em menos de um ano
O título de cidade mais inteligente do planeta foi o principal de uma tríade de premiações internacionais conquistadas por Curitiba em menos de 12 meses. Em 2024, a cidade foi reconhecida como a Comunidade Mais Inteligente do Mundo pelo Intelligent Community Forum (ICF), do Canadá, e ainda recebeu o troféu prata no Seoul Smart City Prize, da Coreia do Sul.
Os prêmios se somam a mais de 180 reconhecimentos nacionais e internacionais obtidos pela cidade desde 2017, resultado de um conjunto de políticas e programas estruturados pelas duas gestões do ex-prefeito Rafael Greca e do ex-vice-prefeito Eduardo Pimentel.
Iniciativas que transformaram Curitiba
Entre os projetos de maior destaque está a Pirâmide Solar, que transformou um antigo aterro sanitário em uma usina de energia limpa; as Fazendas Urbanas, que promovem segurança alimentar por meio da agricultura dentro da cidade; e o Vale do Pinhão, ecossistema de inovação que apoia startups, fomenta o empreendedorismo e impulsiona o desenvolvimento tecnológico e econômico.

A cidade também investiu em mobilidade sustentável, com o BRT Leste-Oeste, os novos ônibus elétricos Inter 2 e o histórico sistema de transporte público eficiente — um dos mais bem avaliados do Brasil. A digitalização de serviços públicos, com ferramentas como o aplicativo Saúde Já e a Muralha Digital, reforçou a segurança e a saúde da população por meio da tecnologia.
Curitiba também se destacou por programas de educação inovadora, como os Faróis do Saber Inovação e o Fab Lab Cajuru, voltados ao ensino maker e à cultura digital. No campo da inclusão social, ganhou prêmios por projetos como o de conversação em Libras e por iniciativas de equidade de gênero, raça e oportunidades.
A cidade é ainda reconhecida por sua gestão ambiental exemplar, com 48 parques, o plantio de mais de 400 mil árvores e o incentivo à agricultura urbana. Além disso, ocupa o topo de rankings nacionais por sua qualidade de vida, meio ambiente e infraestrutura urbana.
“Inovação tem que ser compartilhada”
Ao receber o prêmio em Barcelona, o prefeito Rafael Greca celebrou a conquista:
“Ano após ano, mostramos como Curitiba se diferencia com serviços inteligentes que promovem o bem-estar. A inovação precisa ser multiplicada, pois só vale quando se transforma em processo social.”
Além da cidade, o próprio Greca foi reconhecido, em 2022, como uma das quatro maiores lideranças globais de promoção de cidades inteligentes pelo World Smart City Awards.
Com um histórico que remonta à criação da primeira rua exclusiva para pedestres do país, na Rua XV de Novembro, Curitiba retoma seu protagonismo com projetos atuais que integram tecnologia, sustentabilidade e inclusão. A cidade agora inspira outras metrópoles ao redor do mundo a repensarem seus modelos de crescimento urbano com foco no bem-estar das pessoas e no respeito ao meio ambiente.
Confira aqui o guia da cidade de Curitiba.




