Todo mundo já teve aquela sensação de acordar exausto depois de uma noite mal dormida. Infelizmente, as suas responsabilidades não vão deixar de existir porque você está cansado. Mas tem uma estratégia simples para você “resetar” o seu cérebro e começar o dia com mais disposição. E tudo em apenas meia hora.
Parece óbvio, mas a resposta para uma noite mal dormida é justamente dormir. Especialistas em sono dos Estados Unidos afirmam que uma breve soneca de 30 minutos é a estratégia ideal para evitar as consequências negativas da falta de sono. “Muitos dos processos cognitivos afetados pela falta de sono poderiam ser melhorados e até amplamente atenuados”, afirma o La Nacion.
Mas atenção: é muito importante lembrar de não deixar essa soneca passar de meia hora. Se você dormir mais do que isso, pode acabar ficando com aquele “corpo mole” que tanta gente sente depois de uma soneca, o que vai diretamente contra o seu propósito de conseguir ser produtivo. Outro fator importante é a hora dessa soneca: evite dormir depois das 15h, já que isso prejudica o seu sono durante a noite.
Segundo o La Nación, a Mayo Clinic afirma que essa soneca oferece benefícios para adultos saudáveis, como relaxamento, maior atenção, uma melhora no humor e no desempenho, como tempo de reação e memória.
Cuidado com a estratégia
Apesar dos benefícios, a soneca de meia hora não é uma substituta para noites bem dormidas, entre sete a oito horas. Não adianta dormir mal todos os dias e achar que uma breve soneca vai te proteger dos malefícios da privação de sono.




