Quando estava sofrendo um infarto, aos 63 anos, Wiliam Wilson, médico especializado em doenças cardíacas, sentiu um sintoma pouco divulgado. Ele decidiu descrever o que sentiu em um vídeo publicado pelo Park View Health, sistema de saúde do estado da Indiana, dos EUA.
No vídeo, ele começa comentando que, antes do infarto, ele acreditava que tinha uma ótima saúde, já que praticava exercícios constantemente e tinha um trabalho bastante ativo. De acordo com ele, cardiologistas não passam muito tempo sentados. Em 2018, em um dia de férias, ele foi se exercitar junto com a esposa e começou na escada ergométrica. Ainda no início do treino, quando ainda nem tinha começado a se exercitar, ele começou a sentir uma espécie de pressão no peito. Mesmo com pouco exercício, ele já estava molhado de suor, mas, em suas próprias palavras, ele ainda estava em “negação”.
Por fim, ele contou um sintoma pouco conhecido de infarto. “É muito comum que, quando alguém está tendo um ataque cardíaco, precise ir ao banheiro com muita urgência. Faz parte de todo o sistema nervoso que é ativado por um ataque cardíaco. E, de fato, eu precisei ir ao banheiro na academia. E eu rezei”, contou o cardiologista. Foi aí que ele contou à esposa o que estava acontecendo e eles ligaram para a emergência, onde foi rapidamente tratado.
Confira os sintomas de infarto, segundo o Ministério da Saúde
Dor ou desconforto na região peitoral, que pode irradiar para as costas, rosto, braço esquerdo e, em casos mais raros, para o braço direito. Essa dor pode vir acompanhada de sensação de peso ou aperto sobre o tórax, provocando suor frio, palidez, falta de ar e sensação de desmaio. O infarto também ter alguns sintomas diferentes dependendo do paciente:
- Em idosos, o principal sintoma do infarto agudo do miocárdio pode ser a falta de ar. A dor também pode ser no abdome, semelhante a dor de uma gastrite ou esofagite de refluxo, mas é pouco frequente.
- Nos diabéticos e idosos, o infarto também pode ocorrer sem sinais específicos. Por isso, deve-se estar atento a qualquer mal-estar súbito.