Quem tem um gato em casa talvez se identifique com essa situação. Você está deitado, dormindo o sétimo sono, mas o seu gato está acordado e decidiu que você também deveria estar. Aí ele não se cansa de pisar em você na cama, miar, arranhar a porta do quarto. Mas o que exatamente o seu bichinho quer quando decide agir como um despertador? Qual o objetivo dele, afinal de contas?
No geral, como explica a Revista Oeste, os felinos já são animais de hábitos noturnos e isso não mudou totalmente nem mesmo com a domesticação da espécie. Eles costumam ter mais energia ao amanhecer e ao entardecer, mas essa energia pode se estender para a madrugada por um motivo bem simples: se o seu gato não teve estímulos o suficiente durante o dia. Se ele não gastou energia de dia, a tendência é sim que ele fique acordado durante a noite e, como você bem sabe, fique tentando te acordar também.
Mas se o seu gato gasta muita energia de dia e continua sem dormir à noite, aí podem ter outras explicações. Doenças hipertireoidismo, problemas renais e dores crônicas, ou problemas emocionais como estresse e ansiedade também podem atrapalhar o sono do seu bichinho.
Como fazer o meu gato dormir direito?
O básico é aumentar as interações com o seu gato durante o dia, além de investir em brinquedos e itens que ajudem ele a gastar mais energia. Se a rotina de sono do seu pet teve alguma mudança brusca, aí a indicação é procurar um veterinário para saber se a saúde dele está em dia.