CALMA. Não precisa sair vendendo todos os seus itens e sair fazendo o que der na telha porque “o mundo vai acabar”. Não é bem assim. A NASA está monitorando de perto o asteroide 2024 YR4, que, até pouco tempo atrás, acreditava-se estar em rota de colisão com a Terra em 2032.
O corpo celeste foi medido pelo Telescópio Espacial James Webb e ele conta com cerca de 60 metros – as suspeitas dos astrônomos eram que ele realmente media entre 40 e 90 m. O equivalente ao tamanho de um prédio de 15 andares.
O meteorito estava sendo observado de perto pela NASA desde a sua descoberta, em dezembro do ano passado, quando análises preliminares apontaram que ele tinha uma chance de 2,3% de impacto com a Terra em 2032. Porém, desde então, os cientistas descartaram a possibilidade de colisão com o nosso planeta.
Agora, considera-se mais possível que o asteroide entre em colisão com a Lua. “Depois que o telescópio Webb voltou suas poderosas lentes para o asteroide no mês passado e novos cálculos foram feitos, a probabilidade de um impacto com a Lua agora foi estimada em 3,8%”, afirmou a NASA, de acordo com o g1. Segundo dados do telescópio espacial James Webb, a possibilidade é de 3,1%.
E se o asteroide realmente fosse atingir a Terra?
De acordo com Richard Moissl, diretor do Escritório de Defesa Planetária da Agência Espacial Europeia (ESA), se o asteroide 2024 YR4 ainda tivesse mais de um 1% de probabilidade de atingir a Terra, os preparativos para desviá-lo já estariam começando.
Em 2022, uma missão da NASA desviou a trajetória de um asteroide pequeno e praticamente inofensivo enviando uma sonda espacial para se chocar contra ele.
			
                


